Os benefícios do Snoezelen no Idoso

Fotorreportagem AIFD-244

A Sala de Snoezelen é um conceito já bastante conhecido, contudo ainda tem muitas áreas por explorar. Esta sala promove o conforto através do uso de estímulos controlados, oferecendo uma vasta quantidade de estímulos sensoriais, podendo ser usados individualmente ou combinados com a estimulação auditiva (efeitos da música), a estimulação visual (luz, cor), a estimulação tátil (colchão de água, texturas diferentes) e a estimulação olfativa (aromas).

Desta forma, o ambiente multisensorial que o Snoezelen proporciona e permite estimular sentidos primários sem a necessidade de recorrer às capacidades intelectuais mas sim às capacidades sensoriais da pessoa, incentivando-a dessa forma para a confiança e o relaxamento.

Embora a terapia Snoezelen tenha sido desenvolvida como actividade específica para a deficiência mental profunda, não se destina exclusivamente a este grupo de pessoas, estendendo-se a um grupo muito mais vasto.

O Snoezelen desperta particular interesse no domínio das demências e na psiquiatria, em pessoas com doença mental, obtendo-se também resultados positivos com patologias degenerativas do idoso, como a doença de Alzheimer.

No idoso, assim como em todas as atividades desenvolvidas com pessoas com demência e outros diagnósticos, a história de vida, os seus interesses e vivências são de grande importância não só para a relação empática e terapêutica que se estabelece no Snoezelen, como também para a seleção dos estímulos adequados ao longo de cada intervenção de forma a não evadir bruscamente a privacidade e espaço de cada um.

Intervenções terapêuticas

As intervenções terapêuticas com idosos através do Snoezelen podem desta forma trazer inúmeros benefícios tais como: manter o nível de saúde, conservar o nível de independência e assegurar a dignidade da pessoa.

Neste sentido, o Snoezelen é um instrumento de grande potencial, pois irá proporcionar ótimos momentos de bem-estar e de prazer, contribuindo para a diminuição do isolamento em que os nossos idosos se podem encontram.

Conclui-se que, apesar das intervenções realizadas com esta terapia de estimulação multisensorial ainda não estarem muito ligadas aos idosos, é necessário, urgente e crucial começar desde já a explorar esta terapia, quando outras intervenções terapêuticas já não são eficazes, sobretudo para a melhoria da qualidade de vida, do humor, da comunicação, da relação interpessoal, dos seus comportamentos adaptativos em relação ao meio que rodeia dos nossos idosos.

Texto de: Sofia Ferreira, Terapeuta Ocupacional

Atualizado em 21-Set-2017 | Partilhar:
Destaques
Quem Somos
Quem Somos

Prestamos serviços nas áreas residencial, ocupacional, apoio domiciliário, terapêutica, reabilitação, formação e apoio à inclusão (+)

Apoio Domiciliário
Apoio Domiciliário

Prestamos um conjunto de cuidados personalizados ao domicílio a indivíduos e famílias, com vista à promoção da sua qualidade de vida diária (+)

Residência Senior
Residência Senior

Estrutura de apoio a idosos, promovendo a sua qualidade de vida com atividades que contribuam para o seu bem-estar físico, psíquico e social (+)

Entre em Contacto
Entre em Contacto

AFID Senior
Praça de São José
2610-170 Amadora, PORTUGAL
Telefone (+351) 210 962 170
Email: info@afidsenior.pt

2019 ©

Rodapé PT

AFID SeniorTermos Legais